quinta-feira, 16 de junho de 2011

DWG, PLT, DWF/DWFx ou PDF? Parte 1

Não é de hoje... essa dúvida ainda se mantém na mente dos profissionais quando o assunto é : Enviar arquivo pro Cliente.

Serei sincera:
É para o cliente apenas visualizar e plotar? Geralmente a resposta é SIM, então qual é o motivo do cliente querer o arquivo dwg?
Se for apenas pra visualizar e plotar, não é preciso AutoCAD.
Agora... se o cliente quer editar o arquivo, obviamente com a sua permissão...então tudo bem: se você concorda em deixar que o cliente, que te contratou pra fazer o projeto, altere o mesmo a seu bel prazer...bom... só posso dizer: Boa sorte pra você!


Ok, mas existem outras alternativas que podem proteger o seu projeto original de alterações indevidas.
Uma delas, bastante divulgada aqui no Blog, é o AutoCAD WS, onde o cliente pode abrir e fazer pequenas edições em arquivos dwg pela web, através do pc, notebook, Ipad, Iphone e outros brinquedos tecnológicos com sistema Android.
Você pode fazer uso do AutoCAD WS para enviar uma cópia do seu arquivo (em DWG) para o seu cliente, ele ficará todo feliz em poder "brincar" com o seu projeto e Happy End!


Mas se for apenas pra ligar e desligar layers, visualizar e plotar? Repito: O seu cliente não precisa do AutoCAD!

Sabe o que é preciso?
Uma mudança em nossa cultura, isso sim é preciso!

Se o cliente ainda teima em querer o bendito arquivo em DWG, mas não tem o AutoCAD, não tem Ipad, não tem Iphone ou qualquer outro que use o Android, e ainda: não tem acesso (o tempo todo) à internet, é fácil de resolver isso, basta que ele instale o DWG TrueView, um aplicativo gratuito da Autodesk.




Se você pode criar arquivos DWF e PDF, por que mandar DWG?
Nesta hora você vai dizer: "Mas e as layers????? O cliente quer desligar uma ou outra e, se não for em DWG, não tem como!!!"


E a resposta está ERRADA!

Os formatos DWF, DWFx e PDF podem armazenar as layers e o seu cliente não precisará comprar nenhum programa pra abrir esses tipos de arquivos.

O PDF é fácil: Adobe Reader - visualizador gratuito, duvido que alguma pessoa não tenha instalado no seu computador ou notebook.

Ok, mas pra gerar o PDF? Preciso comprar algum programa específico?
Se você já tem o AutoCAD, não precisa, pois o mesmo já tem o driver pra gerar PDF, basta escolher na lista de impressoras:


Para ter certeza de que o PDF gerado tenha as layers armazenadas, clique em Properties, depois em Custom, então no botão Custom novamente e veja se a opção está ativada:


Então, termine de configurar a impressão, clique em OK e defina nome e diretório para salvar o arquivo PDF.


Amanhã publicarei a Parte 2, onde ensinarei a gerar os formatos DWF e DWFx, falarei sobre Autodesk Design Review e outra novidade que foi lançada hoje pelo Autodesk Labs.


3 comentários:

Patriiick disse...

And if you have AutoCAD 2012, you can directly publish a PDF without choosing a system printer.

Anônimo disse...

Aos passos para gerar o arquivo .pdf no autocad 2008, me deparei com uma passagem diferente.
Qd clico em custom e novamente em custom, as opções que me dão são de Resolution e Raster Imagem Resolution (Dots Per Inch)apenas !!!!

contato: minasbruno@hotmail.com

Luciana Klein Morais disse...

Bruno,

Não uso mais o AutoCAD 2008, mas envia um prinscreen da tela que aparece e do driver que vc está editando para o meu email.
[]s

Loja Virtual CADKlein

Loja Virtual CADKlein
Livros, Cursos, Aplicativos

Eu sou Speaker no AU2011Virtual

Eu sou Speaker no AU2011Virtual
Lu Klein no AU Virtual 2011